1º Passeio TT Clube Automóvel da Régua

123 jipes e 320 participantes abrilhantaram o “sucesso” do 1º Passeio TT Clube Automóvel da Régua – Passeio Turístico

  • Paisagens deslumbrantes e experiências gastronómicos como o Douro sabe oferecer no “seu melhor”, marcaram a Organização do Clube Automóvel da Régua,
  • cruzando-se com o prazer de condução ao volante de Viaturas 4×4 em fora de estrada de “grau fácil”, com o convívio que marcou mais esta organização do CAR!

Mercê de um conjunto de colaborações que o CAR saúda e desde logo, agradece, realizou-se no passado domingo dia 31 de março, o 1º Passeio TT Clube Automóvel da Régua – Passeio Turístico, que marcou o início das nossas atividades para 2019.

Embalados pelas impressões que a Direção do CAR recebeu com a realização no final da época passada e, que se saldou pelo agrado geral dos participantes ao Rali à Régua na sua 46ª edição, surgiu a ideia de uma nova experiência nos tempos mais recentes do Clube, esta destinada aos jipes, às potencialidades extras que mais uma vez o Concelho do Peso da Régua e o Douro oferecem…

Estudado e delineado o “percurso” com algumas passagens entre as vinhas e vinhedos, preparam-se locais onde as vistas se perdem no azul do Rio Douro e as cores que começam a despontar nos socalcos das encostas durienses, que marcaram muitos registos fotográficos com um dos mais “encantados” horizontes. Mas não só, a passagem mais interior da região pelas mais belas Aldeias, proporcionaram também o “convívio”, não só entre a Caravana, como com as populações locais que tão bem sabe receber e, mais, …, umas experiências únicas.

A Concentração no Parque Multiusos do Peso da Régua logo às 08.00h da manhã de domingo marcou o primeiro momento de convívio com o Pequeno-Almoço preparado pela União de Freguesias do Peso da Régua e Godim. Retemperadas as forças do acordar cedo, cerca das 10.00h a caravana atravessou a cidade do Peso da Régua junto ao Rio Douro e a caminho dos primeiros contactos com o fora-de-estrada.

Primeira paragem e primeiro momento para partilhar as sensações iniciais na Paragem e visita a Canelas, onde a União de Freguesias de Poiares e Canelas ofereceu um merecido Porto de Honra bem acompanhado por algumas das “especiarias” locais quer em salgados, como na doçaria que permitiu ficarem abastecidos para mais alguns quilómetros de mais e muitas experiências…

A subida para Galafura foi superada depois da passagem por Covelinhas, perante um dia bem luminoso e algum calor, mas o “reforço” estava a ser organizado pela União de Freguesias de Galafura e Covelinhas e, depois da passagem rápida por São Leonardo, o “caldo verde” preparado em potes de ferro, as “sardinhas assadas” e muito mais proporcionaram que todos recuperassem as forças para novos desafios.

Já a entrar no início da tarde a caravana dirigiu-se para Bojões, Vilarinho de Tanha, Nogueira, Alvações do Corgo com passagem pela “antiga” Linha do Corgo, Vila Maior e Lobrigos.

O Percurso terminou no Peso da Régua, nas Caves Vale do Rodo, com um Almoço “tradicional” de novo com os potes de ferro a serem aquecidos com o fogo dos troncos de madeira, onde foi preparado e aquecido um inigualável “arroz de feijão” acompanhado pelo sabor das carnes na grelha e, uma saborosa sobremesa preparada também com muita dedicação, um saboroso “leite-creme”!!!

A “Festa” terminou com uma alargado convívio final, altura ainda para a entrega de lembranças a todos os veículos participantes.
Temos a certeza que para quem não conhecia estes locais e não tinha ainda apreciado tão distintos sabores gastronómicos, vai regressar, nem que seja num próximo evento que o Clube Automóvel da Régua organize nos próximos tempos…

O 1º Passeio TT Clube Automóvel da Régua – Passeio Turístico e a Direção do Clube Automóvel da Régua agradecem a todos os Participantes, Colaboradores, Comunicação Social, Município do Peso da Régua, União de Freguesias do Peso da Régua e Godim, União de Freguesias de Poiares e Canelas, União de Freguesias de Galafura e Covelinhas, “Peso da Régua – Cidade do Vinho” e demais patrocinadores o seu imprescindível apopio.

Fonte:
AG (01/04/19) para o 1º Passeio TT CAR – Passeio Turístico