Raid do Bucho e Outros Sabores

Dez anos de trilhos e sabores beirões

O Clube Escape Livre volta a juntar o todo terreno e os sabores raianos e organiza o 10º Raid do Bucho e Outros Sabores, de 22 a 24 de Março, um passeio que privilegia sempre o distrito da Guarda, culminando na aldeia de Freineda, onde o bucho é o protagonista da festa tradicional. Na décima edição, o passeio que conta com o Dacia Duster 4×4 como viatura oficial, é aberto a todas as marcas e modelos 4×4 e desenrola-se entre a Guarda e a aldeia fronteiriça, com novos trilhos e novas visitas. As inscrições prometem esgotar.

A partir do Hotel Vanguarda, na cidade mais alta, os participantes vão ter oportunidade de, ainda no final de tarde de sexta-feira, rumar à aldeia de Ramela, concelho da Guarda, para provar o Azeite do Vale da Teixeira, de grande qualidade e sabor, e visitar o lagar local.

No sábado, 23 de março, os trilhos fora de estrada conduzem à Aldeia Histórica de Castelo Mendo e aldeia de Castelo Bom, a primeira delas com direito a visita pelas antigas e estreitas ruelas. Nos quilómetros finais da manhã ruma-se até S. Pedro do Rio Seco, terra do ensaísta e filósofo Eduardo Lourenço. Ali, decorre o almoço e concurso do Bucho Raiano. A caravana segue depois, por estradões mais rápidos, até Almeida, para uma tarde lúdica, histórica e com animação a cargo do GRHMA – Grupo de Reconstituição Histórica do Município de Almeida, e prossegue por fora de estrada até à Guarda, onde decorre o jantar com entrega de troféus SPAL.

O domingo é preenchido com novas emoções todo terreno e novas paisagens, percorrendo os antigos trilhos do contrabando, até à aldeia de Freineda, onde se realiza a já tradicional cerimónia evocativa das guerras peninsulares, homenagem ao Duque de Wellington e ordem unida, com os habituais disparos de pólvora e trajes a rigor, novamente pelo GRHMA. A Festa do Bucho acontece no Largo de Santa Eufêmia, acolhendo diversas tasquinhas de produtos típicos e artesanato, música e animação a antecipar o grande momento gastronómico. Uma vez mais, a Junta de Freguesia espera cerca de 500 pessoas no almoço do bucho, acompanhado de outros sabores e sobremesas típicas.

Fonte:
Clube Escape Livre
Visite-nos também em TTVerde.PT
Facebook
Facebook
YouTube
YouTube
PINTEREST