Campeonato FIA de Fórmula E 2018/19

DS Teccheetah refoprça liderança do Campeonato

O E-Prix de Marraquexe, 2ª jornada do Campeonato do Mundo ABB FIA de Fórmula E 2018/2019 testemunhou um excelente arranque por parte de Jean-Éric Vergne, que, partindo do segundo lugar da grelha, estava na luta pelo comando logo na primeira volta. Infelizmente, o ataque do piloto francês foi feito no limite e a manobra acabou num pião. Mas isso não bastou para deter o Campeão em título da Fórmula E, que rapidamente progrediu na corrida e cruzou a meta na quinta posição.

Quanto a André Lotterer, a sessão de qualificação não lhe correu de feição e o piloto acabou por partir da 20ª posição. Após um excelente arranque na grelha, Lotterer alcançou o 14º lugar logo na primeira volta e continuou a progredir rapidamente, colocando-se em 8º quando a corrida entrava na segunda metade.

Apostados em concretizar mais ultrapassagens, Jean-Éric Vergne e André Lotterer ascenderam a 5º e 6º, respetivamente, a 10 minutos do final da corrida. Aguardando ansiosamente a entrada do Safety Car para o final e com escassos minutos para o cair da bandeira de xadrez, ambos os pilotos ativaram, pela segunda vez, o seu ATTACK MODE, preparando-se para fazer a última volta completamente a fundo.

Conquistando 8 preciosos pontos, André Lotterer ascendeu ao 4º posto do Campeonato, totalizando 19 pontos, logo atrás do seu colega de equipa, Jean-Éric Vergne, que ocupa agora o 3º lugar, com 28 pontos. Graças aos 18 pontos arrecadados em Marraquexe, a DS TECHEETAH reforçou a sua liderança no Campeonato, tendo agora 7 pontos de vantagem sobre o seu rival mais direto, preparando-se já para o E-Prix de Santiago do Chile, a 26 de janeiro.

Jean-Éric Vergne #25: “Este fim de semana, as coisas não correram como era suposto. Somo todos pilotos e, em última instância, todos procuramos um espacinho para ultrapassar. Quando a oportunidade surgiu tentei aproveitar, mas percebi rapidamente que não ia conseguir e decidi atravessar o carro para não colidir com o Sam, porque não queria estragar a sua corrida. Desta vez, a culpa foi minha, mas se este foi, até agora, o meu maior erro na Fórmula E, e, mesmo assim, acabei em 5º lugar, há muitos motivos para estar contente com a jornada. Afinal de contas, ultrapassei 15 carros e recuperei 16 segundos em relação aos lugares da frente. Nas duas últimas voltas, estava apenas a 4 segundos dos primeiros, o que demonstra bem o ritmo do nosso conjunto.”

André Lotterer #36: “Arrancar dos últimos lugares da grelha não é, de maneira nenhuma, a melhor situação, mas a verdade é que nos divertimos bastante na luta pela subida na classificação, acabando a corrida em 6º. Fiz um pequeno erro na sessão de qualificação que me atirou para o final da grelha, mas é ótimo estar no 5º posto no Campeonato, para além de que mantemos o comando no Campeonato de Equipas. Vamos, agora, para as corridas na América do Sul onde, podem ter a certeza, vamos lutar por manter os nossos lugares. No ano passado, a corrida de Santiago correu-nos muito bem, pois conquistámos os dois primeiros lugares do pódio, uma estreia absoluta na história da Fórmula E. Este ano, a pista é nova e vamos ver se conseguimos repetir o sucesso de 2018.”

Mark Preston, Diretor da DS TECHEETAH: “Os nossos pilotos tiveram uma performance incrível, tendo conseguido progredir dos lugares mais baixos da grelha para cruzar a meta entre os seis primeiros. Isto mostra bem o ritmo e o rendimento dos nossos carros e a sua qualidade. Afinal de contas, ao longo da corrida, conseguimos diminuir para metade a diferença para os líderes e isso é digno de registo. Foi pena não termos chegado à vitória, mas arrecadámos pontos preciosos e, como sabemos pela temporada anterior, é a conquistar pontos que se ganha um campeonato. Reforçámos a nossa liderança no campeonato com mais 7 pontos de avanço e estamos a postos para o sucesso no próximo E-Prix, em Santiago do Chile.”

Xavier Mestelan Pinon, Diretor da DS Performance: “Neste fim de semana consolidámos a nossa liderança na classificação por equipas e confirmámos a excelente performance do DS E-TENSE FE19, o que valida as opções técnicas que fizemos para esta temporada. Parabéns ao Jean-Éric e ao André que protagonizaram um excelente regresso às pistas. Estamos na corrida para os dois títulos deste extraordinário Campeonato e isso é o que mais importa.”

Fonte:
Jorge Magalhães

Visite-nos também em TTVerde.PT
Facebook
Facebook
YouTube
YouTube