África Eco Race 2019 – Etapa Nr. 11

Tudo termina bem!

A última etapa da África Eco Race entre Akjoujt, na Mauritânia, e Saint Louis, no Senegal, correu perfeitamente bem. Começando com a etapa especial de 218 quilômetros que partiu do bivouac para se juntar a Fimlit, uma vila situada a 80 quilômetros de Nouakchott. Esta etapa foi sem dificuldade para os líderes do ranking. Será, portanto, uma festa hoje à noite no Saint Louis Bivouac, onde alguns concorrentes serão acompanhados por familiares e amigos.

ULLEVALSETTER NA CATEGORIA MOTO
Depois da emoção de Alessandro BOTTURI, que dedicou a sua vitória à sua mãe que faleceu recentemente, o vencedor e Pal Anders ULLEVALSETER, segundo colocado, caíram nos braços um do outro. Uma prova de fraternidade e respeito entre estes dois campeões de moto, verdadeiros heróis do deserto. Um pouco menos de duas horas antes, os dois competidores, separados apenas por 7 minutos desde o primeiro dia, deixaram a linha de partida com uma motivação sólida para não desistir agora… Portanto, Pal Anders tirou as grandes armas com sua KTM e forçou Alessandro para ir a milha extra para acompanhar seu YAMAHA. No final, Pal Anders ULLVALSETER vence esta última etapa especial, 2’14 ” à frente de Alessandro BOTTURI, mas ainda perde o rally por 5 pequenos minutos, depois de rodar 4 000 km de etapas chrono. O norueguês também pode ser feliz de ser líder em veteranos. Logo atrás deles, Simone AGAZZI não corria risco de ter uma vaga garantida no pódio, como Felix Jensen fez, mas terminou em 4º lugar como em 2018, bem na frente de seu parceiro do Team ULLEVALSETER, Francisco ARREDONDO. Patrice CARILLON acaba em sexto lugar. Ele é o piloto número um da França, assim como o líder do Malle Moto, esses competidores que se ajudam com equipamentos transportados por nossa organização. Parabéns especial a Jan ZATKO que, aos 62 anos, termina em 9º no rali e 1º nos mais de 450 cm3, assim como Norbert DUBOIS, que entra no top 5 da especial e termina com um resultado satisfatório no final do rally. o comício. Para finalizar, a francesa Julie Vanneken conseguiu terminar este AFRICA ECO RACE sem perder nenhuma etapa e terminou na 30ª posição, mesmo à frente de Paolo CAPRIONI, único piloto da categoria 700 cm3 que ainda estava na competição.

O último para Jean-Noël e Rabha JULIEN
Com apenas 200 km de etapa especial, não muito poderia mudar para os dois primeiros lugares do ranking geral de carros / caminhões, já que Jean-Pierre STRUGO e François BORSOTTO têm 1.30 horas à frente de David GERARD e Pascal DELACOUR, eles mesmos 25 minutos à frente do carro. terceiro lugar. Na verdade, foi o terceiro espaço no pódio que ficou incerto, já que Yves FROMONT e Jean-Noël JULIEN estavam apenas a 1’46 ” um do outro. Não foi uma opção para o último e Rabha, sua esposa co-piloto, para não estar no pódio. A equipe OPTIMUS N ° 208, portanto, começou com apenas um foco, WIN e funcionou aparentemente como eles fizeram a melhor hora do dia. “Pénélope” e “Jolicoeur”, apelido da equipe “Fous du Volant”, também estavam à frente de “Roc” e Gravillon “aka David GERARD e Pascal DELACOUR, seus companheiros de equipe, por 4’07”, bem como Yves FROMONT e Paul VIDZL por 6’23 ”. É, portanto, o casal JULIEN que termina na 3ª posição desta edição de 2019 da AFRICA ECO RACE. Nas outras categorias, Rudy ROQUESALANE e Vincent FERRY lideram a categoria SSV terminando em 9º lugar no ranking geral do auto / truck em seu CAN AM X3. No 11º lugar, François e Stéphane COUSIN conquistam o título na categoria 4×4 em seu NISSAN Navara. Alexey TITOV e Andrey RUSOV são bem-sucedidos na categoria T2 em seu impressionante FORD RAPTOR. Nessa categoria, os russos estão à frente da lenda do rally Kenjiro SHINOZUKA, com a co-piloto Cathy DEROUSSEAUX em sua ISUZU. Tristan COUEDEL e Edouard SINEUX lideram o “trem rígido duplo” em seu LAND ROVER.

TOMECEK termina lindamente na categoria de caminhões
Se Tomas TOMECEK, tricampeão da AFRICA ECO RACE, não tivesse quebrado sua embreagem em seu TATRA, ele provavelmente teria vencido esta 11ª edição. Mas como dizemos: e se… De qualquer forma, o piloto tcheco termina a corrida com uma nota positiva ao chegar em 6º lugar no scratch do caminhão. Mas a vencedora é sem dúvida, Elisabete JACINTO que, com José MARQUES e Marco COCHINHO, esta manhã novamente, ficou em segundo melhor tempo na categoria de caminhões. Especialmente, eles ganharam a corrida em sua categoria com um impressionante 5º lugar no ranking de carros / caminhões. Um resultado incrível, somado aos muitos estágios especiais conquistados durante a corrida, que são resultado de um enorme trabalho em equipe, já que eles vinham perseguindo o troféu há 10 anos. A vitoriosa MAN estava à frente de outro caminhão da marca alemã. O de Noël ESSERS, Marc LAUWERS e Johan COONINX, que ficaram em 7º no geral e mostraram grande estabilidade durante todo o rali. A equipe holandesa composta por Johan ELFRINK e Dirk SCHUTTEL completam o pódio destas bestas do deserto em seus impressionantes MERCEDES.

Hoje, depois de uma noite sob os céus estrelados do Senegal no bivouac de Saint Louis, os competidores vão se juntar ao deslumbrante Lac Rose com uma ligação matinal de mais de 200 quilômetros. O último esforço antes de subir ao pódio será dirigir uma última etapa especial de 22 km ao redor do Lac. Depois disso, serão comemorações para todos os competidores!

Classificação da 11º etapa: Akjoujt / Saint Louis *

Carros / camiões:
1. Jean-Noël Julien / Rabha Julien n ° 208 (FRA) 01: 46: 21
2. David Gerard / Pascal Delacour n ° 210 (FRA) + 00: 04: 07
3. Yves Fromont / Paul Vidal n ° 204 (FRA) + 00: 06: 23

Motos:
1. Pal Anders Ullevalseter n ° 100 (NOR) 01: 49: 03
2. Alessandro Botturi n ° 103 (ITA) + 00: 02: 14
3. Norbert Dubois n ° 161 (FRA) + 00: 07: 55

Classificação geral *

Carros / caminhões:
1. Jean-Pierre Strugo / François Borsotto n ° 203 (FRA) 44: 49: 58
2. David Gerard / Pascal Delacour n ° 210 (FRA) + 01: 22: 13
3. Jean-Noël Julien / Rabha Julien n. ° 208 (FRA) + 01: 43: 32

Motos:
1. Alessandro Botturi n ° 103 (ITA) 46: 05: 13
2. Pal Anders Ullevalseter n ° 100 (NOR) + 00: 04: 54
3. Simone Agazzi n ° 116 (ITA) + 02: 28: 06

* Classificações provisórias

CONTATO – ÁFRICA ECO RACE
Mail: concurrents@africarace.com

CONTATO – ÁFRICA ECO RACE
Mail: concurrents@africarace.com

Visite-nos também em TTVerde.PT
Facebook
Facebook
YouTube
YouTube
PINTEREST