Troféu Super SSV 2018

Marco Silva Triunfa na Prova de Encerramento do Troféu Super SSV 2018

   

Depois das passagens por Fronteira e Mação, o Troféu Super SSV 2018 chegou finalmente ao fim com a realização no passado domingo da terceira e última prova desta competição, que teve lugar em Coruche.

A organização da prova esteve a cargo do Moto Clube Sacho, que aproveitando as excelentes condições do terreno, preparou um circuito com cerca de 15 quilómetros de extensão, dominado por pistas largas e muito rápido, proporcionando muito prazer de condução á cerca de dezena e meia de participantes que compareceram.

O programa desta terceira prova do Troféu Super SSV 2018 foi composto por uma sessão de treinos cronometrados com 45 minutos de duração e pela prova de resistência com duas horas.

Durante a sessão de treinos rapidamente se percebeu que o ritmo da prova iria ser muito elevado, com a generalidade dos pilotos a conseguirem tempos bastante interessantes e deixando antever uma prova muito disputada. Marco Silva em Can-Am, a participar inscrito na categoria SSV T1 reservada a pilotos federados e com viaturas equipadas com turbo foi o mais rápido nos treinos. Cláudio Mota, em Yamaha, mas inscrito na classe SSV T1 Hobby (pilotos não federados e com viaturas equipadas com turbo) foi o segundo melhor, enquanto Jorge Branco em Can-Am (SSV T1) terminou em terceiro.

Entre os treinos e a prova houve oportunidade para os presentes poderem assistir ás espetaculares passagens do KIA Sportage de Nuno Madeira, que aproveitou a oportunidade para testar algumas evoluções na mecânica tendo em vista a próxima época e também proporcionar a várias pessoas um co-drive na rapidíssima e espetacular pista de Coruche.

Quem também pode rodar com Nuno Madeira foi o Presidente da Camara Municipal de Coruche, Francisco Oliveira, que após a experiência disse-nos que: “A emoção é total, o piloto é extraordinário, a maquina tem um poder brutal, e portanto esta pista aqui como ela está, molhada e enlameada, com o carro a fugir por todo o lado mas sempre no trilho é de facto extraordinário, e só se sente esta emoção quando se está lá dentro, estar cá fora a ver não tem nada a ver com estar lá dentro. O piloto transmitiu uma segurança brutal, na velocidade que nós andámos aqui no meio desta mata sempre com pinheiros e eucaliptos a desviarem-se do caminho, mas correu muito bem e foi extraordinário. Para quem gosta desta modalidade isto é uma maravilha.”

Sobre as condições que Coruche oferece para este tipo de eventos, o Sr. Presidente acrescentou: “O meu concelho tem de facto este grande potencial, que é um potencial de natureza associado a um terreno ainda por desbravar, mas que tem estas características para o todo o terreno, para o BTT e para as provas de estrada, e é com muito orgulho que temos uma empresa local (X-Adventure) e uma associação (Moto Clube Sacho) que vão promovendo de forma continuada estas modalidades”

Ao inicio da tarde disputou-se a prova de resistência do TROFÉU SUPER SSV CORUCHE 2018, com Marco Silva a assumir de imediato liderança a corrida. Imprimindo um ritmo muito elevado o piloto do Can-Am foi mesmo o único piloto a rodar abaixo dos 10 minutos por volta, o que lhe permitiu ir sempre incrementando a sua vantagem até ao momento em que sentiu problemas de travões e foi obrigado a ter que começar a gerir o andamento de forma a poder manter o primeiro lugar mas sem correr riscos desnecessários. Quem também conseguiu manter o lugar durante toda a prova foi

Jorge Branco que segurou o segundo posto até à bandeira de Xadrez.
Alexandre Silva em Polaris foi o terceiro classificado, numa prova em que esteve quase sempre nesse lugar, expecto durante os breves momentos em que Cládio Mota o conseguiu ultrapassar. Porém o Yamaha não resistiu ao esforço que estava a fazer para recuperar lugares e acabou por ceder já quando era terceiro, deixando novamente caminho livre para Alexandre Silva conseguir subir ao lugar mais baixo do pódio, somando ainda a vitória nos SSV T2 (viaturas sem turbo).
Ainda nos SSV T2 David Gomes foi o segundo classificado, com apenas 7 voltas realizadas face ás 11 do vencedor da classe.
Nos SSV T1 Hobby o melhor foi Luis Silva com 10 voltas cumpridas, seguido de Adérito Gato com apenas 2.
Nos SSV T2 Hobby Tiago Andrade foi o vencedor, com Júlio Mourão a ficar em segundo lugar e Luis Vaz em terceiro.

Luis Pirralho, da X-Adventure, promotor do Troféu Super SSV disse que:
“Encerrámos finalmente a nossa temporada desportiva, não só o Troféu Super SSV mas as demais competições que a X-Adventure promove – este ano tivemos 23 provas por todo o país e até em Espanha, de Trial 4×4, Motos, Quads e SSV – com mais uma excelente prova, bem disputada e em condições francamente boas, mesmo apesar da chuva ainda nos ter feito uma visita durante a noite que antecedeu este dia. Penso que todos saíram satisfeitos, e mesmo que não venceu divertiu-se bastante pois esta pista é propícia a isso e é do agrado da generalidade dos pilotos.”
“Estamos a preparar algumas novidades para 2019 que esperamos tornem ainda mais aliciante este troféu e que tragam mais gente para a modalidade. O Troféu Super SSV tem tudo para dar certo, pode e deve ser a porta de entrada no todo o terreno de muitas pessoas que gostam da modalidade mas têm algum receio de se aventurarem em provas de outro tipo. O nosso esforço, tanto da X-Adventure como de um grupo de entidades e pessoas que estão connosco é no sentido de tornar a competição o mais aliciante e competitiva possível. Precisamos é claro como todos os outros de apoios – de marcas ou entidades queriam fazer parte deste projeto e de que os envolvidos direta ou indiretamente entendam que o todo o terreno é uma mais valia para todos, pois ajuda a promover não só o desporto em si como os territórios onde as provas são disputadas”

O Troféu Super SSV é mais uma competição pioneira promovida pela X-Adventure, organizada sob a égide da FMP – Federação de Motociclismo de Portugal e de acordo os regulamentos desta federação, organizada pelo Moto Clube Sacho, com o apoio do Município de Coruche e União de Freguesias de Coruche, Fajarda e Erra estando a promoção a cargo da X-Adventure.

Fonte:
Hélder Custódio

Visite-nos também em TTVerde.PT
Facebook
Facebook
YouTube
YouTube
PINTEREST